Os Doutorandos deverão proceder à escolha de optativas do 3º ciclo (Doutoramento), através de formulário eletrónico, entre os dias 16 e 19 de fevereiro (até às 17h00).
 

Noticia publicada em 16/02/2018

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 A Faculdade de Arquitetura no ano letivo de 2017/2018 está a implementar um novo Sistema de Gestão Académico (FENIX), assim o início do período da escolha de preferência de turma do 2º Semestre foi adiado do dia 07-02-2018 para o dia 09-02-2018. De forma a não criar contrangimentos futuros, existe a necessidade de proceder às seguintes alterações ao calendário de inscrições:
1º Passo Escolha das Turmas por Ordem de Preferência (U.C. Obrigatórias) 9 a 13  de fevereiro 2018 (Escolha da turma: Colocação por algoritmo; Em caso de turma única o algoritmo não é aplicável).
2º Semestre (Esta inscrição tem em conta as U.C.s inscritas no 1º Semestre)
2º Passo Algoritmo de colocação nas turmas (U.C.s do próprio ano). 14 de fevereiro de 2018 A colocação é feita com base na ordem de preferência do aluno:
• Igual ao 1º Semestre (Sem Algoritmo)
• Diferente do 1º Semestre (Com Algoritmo)
(O resultado da colocação por algoritmo será disponibilizado através do Fénix, no histórico de cada aluno. Em caso de turma única o algoritmo não é aplicável).
2º Semestre
3º Passo  Escolha das Turmas Disponíveis (Atrasadas/Adiantadas) 16 a 19 fevereiro 2018 (Até às 17.00h) * 1º, 2º, 3º Ciclo e Estudos Avançados

(Esta inscrição tem em conta as U.C.s inscritas no 1º Semestre)

2º Semestre

3º Passo

(Formulário eletrónico)

Escolha das Unidades Curriculares Optativas (Por Ordem de Preferência, Data/Hora) 16 a 19 fevereiro 2018 (Até às 17.00h) 2º, 3º Ciclo

2º Semestre
 

Noticia publicada em 07/02/2018

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Sistema de Atendimento online das Secretarias


 A Secretaria de Pós-Graduação informa que irá dar cumprimento ao Despacho do Senhor Presidente da FA, de 14-10-2014, sobre o Sistema de atendimento online.

Apresentação de requerimentos e reclamações nas secretarias ou no expediente:

  • Até 31 de dezembro de 2014 - em suporte de papel e online;
  • A partir de 2 de janeiro de 2015 - somente através do sistema de atendimento online.

Noticia publicada em 06/01/2015

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Documentos necessários para entrega do documento provisório


Aconselhamos a leitura da informação constante aqui, onde são definidas as normas para apresentação da tese (regras a cumprir na formatação do documento).

A lista de documentos que deverá entregar no momento da requisição de Provas Públicas de Doutoramento de acordo com o disposto no Artigo 32º do Despacho n.º 7024/2017 de 11 de agosto - Regulamento de Estudos de Pós-Graduação da Universidade de Lisboa e de acordo com o Regulamento do Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Doutor:

1. Requerimento de realização de Provas (FA-MOD-069 disponível no Menu "Regulamentos/Formulários" -> "Formulários");

2. Oito exemplares em suporte digital, em formato não editável (PDF) da tese provisória;

3. Oito exemplares (impressos) do curriculum vitae atualizado.

4. Parecer ou informação de todos os Orientadores atestando que a Tese se encontra em condições de ser defendida publicamente.

5. Pelo menos 1 (um) artigo publicado ou aceite para publicação com comité de seleção.

O emolumento de requisição de Provas tem um custo de 500,00 (quinhentos euros) que deverá ser pago no ato da entrega.

Relativamente à capa do Documento Provisório, deverá cumprir os seguintes requisitos:

1. Nome da Universidade e da Escola (logótipos);

2. Título;

3. Menção Documento provisório;

4. Ramo (Arquitetura/Urbanismo/Design) e, caso exista, a especialidade do doutoramento (apenas aplicável ao Doutoramento em Arquitetura);

5. Nome do autor;

6. Nome dos orientadores;

7. Ano da conclusão;

8. A indicação de que se trata de um documento especialmente elaborado para a obtenção do grau de doutor e, nos casos de graus atribuídos em associação ou em cotutela, a identificação das instituições envolvidas.

Nota: A folha de rosto deve ser idêntica à capa da tese podendo fazer menção a eventuais colaborações ou entidades financiadoras.

IMPORTANTE: a presente informação trata-se de um resumo dos regulamentos anteriormente referidos de modo a facilitar a preparação de toda a documentação exigida. Contudo, não dispensa a leitura cuidada dos referidos regulamentos.

 

Notícia publicada em 17/02/2015. Atualizada a 12/08/2015. Atualizada a 25/09/2017. Atualizada a 18/10/2017.

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1. 4 exemplares impressos da Proposta;
2. 1 exemplar da Proposta, em PDF, em CD;
3. Parecer do(s) Orientador(es) atestando que a proposta se encontra em condições de ser apresentada publicamente;
4. Declaração de Intensão/Candidatura ao Seminário de Projecto de Tese (FA-MOD-051 disponível no Menu "Documentação" -> "Formulários");
5. Declaração de Orientador. Deverá ser entregue uma Declaração por Orientador (FA-MOD-050).

Os documentos referidos nos pontos 3, 4 e 5, deverão ser incluídos em cada um dos exemplares a seguir a capa, sendo dispensada paginação.

Relativamente à capa da Proposta, não existe qualquer específicação, a não ser que tem que conter obrigatóriamente os elementos que constam neste documento (a organização dos logotipos, a cor do fundo e a posição da restante informação pode ser alterada).

Toda a documentação deverá ser entregue na Secretaria de Pós-Graduação dentro do horário de atendimento ao público ou enviada através de correio, cuja morada pode ser consultada aqui.

Não serão aceites entregas incompletas (caso não entregue algum dos documentos referidos anteriormente, a entrega não será aceite).

Noticia publicada em 30/05/2016.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Normas para apresentação de tese (regras a cumprir na formatação do documento)


 As presentes normas estão definidas no Regulamento do Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Doutor:

1. Os exemplares da tese, devem ser impressos ou policopiados em papel de formato A4, com corpo de letra mínimo de 11, com margens mínimas de 2,5 cm à direita e à esquerda e 1,5cm em cima e em baixo, frente e verso e serem encadernados.

2. Na capa da tese e dos documentos previstos no nº 2 do art.º 2º do presente regulamento, e na primeira página, deve constar o nome e os símbolos da Universidade e da Faculdade de Arquitetura, o título, a menção “Documento provisório”, o ramo e, caso exista, a especialidade do doutoramento, o nome do autor, o nome dos orientadores, o mês e ano da conclusão e a indicação de que se trata de um documento especialmente elaborado para a obtenção do grau de doutor e, nos casos de graus atribuídos em associação ou cotutela, a identificação das instituições envolvidas.

3. As primeiras páginas seguintes às pré-textuais, que devem ser numeradas em numeração romana, incluem:
a) Resumos em português e em inglês ou noutra língua oficial da União Europeia, com um mínimo de 300 palavras cada;
b) Até 5 palavras-chave em português e em inglês ou noutra língua oficial da União Europeia;
c) Eventuais agradecimentos;
d) Índices;
e) Lista de imagens;
f) Lista de abreviaturas e acrónimos;

4. Quando, de acordo com a regulamentação específica a tese seja redigida em língua estrangeira aprovada pelo Conselho Científico, deve se acompanhada de um resumo mais desenvolvido em português, com extensão compreendida entre 1200 e 1500 palavras.

5. O texto da tese não deve ultrapassar as 150 000 palavras e ser escrito com tipo de letra e espaçamento que permita uma leitura fácil, sendo o início de cada capítulo sempre em página ímpar.

6. A numeração das páginas de texto ou imagens deve ser seguida, em numeração arábica, e respeitar um critério único.

7. As imagens devem ser numeradas e conter uma legenda identificativa, podendo ser impressas a cores.

8. Os anexos e apêndices devem ser incluídos no final do volume ou em volume separado, ou ainda sob a forma de CD/DVD colocado no verso da contracapa da tese.

 IMPORTANTE: a presente informação trata-se de um resumo do regulamento anteriormente referido de modo a facilitar a preparação do documento provisório. Contudo, não dispensa a leitura cuidada do referido regulamento.

Notícia publicada a 28/06/2016. Atualizada a 18/10/2017.

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Candidaturas aos Cursos de Doutoramento / PhD submissions


Todas as informações relativas às candidaturas aos Cursos de Doutoramento da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa poderão ser encontradas no menu "candidaturas" ou clicando aqui.

 

All the informations about the applications for PhD courses of the Faculty of Architecture of the University of Lisbon are in the menu "candidaturas" (here).

 

Notícia publicada em/news published in 02-08-2017

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