Sistema de Atendimento online das Secretarias


 A Secretaria de Pós-Graduação informa que irá dar cumprimento ao Despacho do Senhor Presidente da FA, de 14-10-2014, sobre o Sistema de atendimento online.

Apresentação de requerimentos e reclamações nas secretarias ou no expediente:

  • Até 31 de dezembro de 2014 - em suporte de papel e online;
  • A partir de 2 de janeiro de 2015 - somente através do sistema de atendimento online.

Noticia publicada em 06/01/2015

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Documentos necessários para entrega do documento provisório


Aconselhamos a leitura da informação constante aqui, onde são definidas as nomas para apresentação da tese (regras a cumprir na formatação do documento).

A lista de documentos que deverá entregar no momento da requisição de Provas Públicas de Doutoramento de acordo com o disposto no Artigo 32º do Despacho 2950/2015 de 23 de março - Regulamento de Estudos de Pós-Graduação da Universidade de Lisboa:

1. Requerimento de realização de Provas (FA-MOD-069 disponível no Menu "Regulamentos/Formulários" -> "Formulários");

2. Cinco exemplares impressos ou policopiados da tese;

3. Pelo menos, um artigo publicado, ou aceite para publicação, com revisão por pares (caso possua mais do que um artigo publicado ou aceite para publicação, deverá entregar cópia dos mesmos);

4. Dois exemplares impressos do resumo da tese provisória, em português e em inglês, acompanhado da indicação de cinco palavras-chave;

5. Oito exemplares em suporte digital, em formato não editável da tese provisória, contendo ainda o resumo da tese e cinco palavras-chave, em português e em inglês, e o curriculum vitae;

6. Parecer ou informação de todos os Orientadores atestando que a Tese se encontra em condições de ser defendida publicamente.

O emolumento de requisição de Provas tem um custo de 500,00 (quinhentos euros) que deverá ser pago no ato da entrega.

Relativamente à capa do Documento Provisório, não existe qualquer específicação, a não ser que tem que conter obrigatóriamente os elementos que constam neste documento.

Noticia publicada em 17/02/2015. Atualizada a 12/08/2015

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1. 4 exemplares impressos da Proposta;
2. 1 exemplar da Proposta, em PDF, em CD;
3. Parecer do(s) Orientador(es) atestando que a proposta se encontra em condições de ser apresentada publicamente;
4. Declaração de Intensão/Candidatura ao Seminário de Projecto de Tese (FA-MOD-051 disponível no Menu "Documentação" -> "Formulários");
5. Declaração de Orientador. Deverá ser entregue uma Declaração por Orientador (FA-MOD-050).

Os documentos referidos nos pontos 3, 4 e 5, deverão ser incluídos em cada um dos exemplares a seguir a capa, sendo dispensada paginação.

Relativamente à capa da Proposta, não existe qualquer específicação, a não ser que tem que conter obrigatóriamente os elementos que constam neste documento (a organização dos logotipos, a cor do fundo e a posição da restante informação pode ser alterada).

Toda a documentação deverá ser entregue na Secretaria de Pós-Graduação dentro do horário de atendimento ao público ou enviada através de correio, cuja morada pode ser consultada aqui.

Não serão aceites entregas incompletas (caso não entregue algum dos documentos referidos anteriormente, a entrega não será aceite).

Noticia publicada em 30/05/2016.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Normas para apresentação de tese (regras a cumprir na formatação do documento)


 

1. Os exemplares da tese, devem ser impressos ou policopiados em papel de formato A4, com corpo de letra mínimo de 11, com margens mínimas de 2,5 cm à direita e à esquerda e 1,5cm em cima e em baixo, frente e verso e serem encadernados.

2. Na capa da tese e dos documentos previstos no nº 2 do art.º 2º do presente regulamento, e na primeira página, deve constar o nome e os símbolos da Universidade e da Faculdade de Arquitetura, o título, a menção “Documento provisório”, o ramo e, caso exista, a especialidade do doutoramento, o nome do autor, o nome dos orientadores, o mês e ano da conclusão e a indicação de que se trata de um documento especialmente elaborado para a obtenção do grau de doutor e, nos casos de graus atribuídos em associação ou cotutela, a identificação das instituições envolvidas.

3. As primeiras páginas seguintes às pré-textuais, que devem ser numeradas em numeração romana, incluem:
a) Resumos em português e em inglês ou noutra língua oficial da União Europeia, com um mínimo de 300 palavras cada;
b) Até 5 palavras-chave em português e em inglês ou noutra língua oficial da União Europeia;
c) Eventuais agradecimentos;
d) Índices;
e) Lista de imagens;
f) Lista de abreviaturas e acrónimos;

4. Quando, de acordo com a regulamentação específica a tese seja redigida em língua estrangeira aprovada pelo Conselho Científico, deve se acompanhada de um resumo mais desenvolvido em português, com extensão compreendida entre 1200 e 1500 palavras.

5. O texto da tese não deve ultrapassar as 150 000 palavras e ser escrito com tipo de letra e espaçamento que permita uma leitura fácil, sendo o início de cada capítulo sempre em página ímpar.

6. A numeração das páginas de texto ou imagens deve ser seguida, em numeração arábica, e respeitar um critério único.

7. As imagens devem ser numeradas e conter uma legenda identificativa, podendo ser impressas a cores.

8. Os anexos e apêndices devem ser incluídos no final do volume ou em volume separado, ou ainda sob a forma de CD/DVD colocado no verso da contracapa da tese.

 

Notícia publicada a 28/06/2016

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Candidaturas aos Cursos de Doutoramento / PhD submissions


Todas as informações relativas às candidaturas aos Cursos de Doutoramento da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa poderão ser encontradas no menu "candidaturas" ou clicando aqui.

 

All the informations about the applications for PhD courses of the Faculty of Architecture of the University of Lisbon are in the menu "candidaturas" (here).

 

Notícia publicada em/news published in 02-08-2017

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Inscrições no ano letivo 2017/18


A Faculdade de Arquitetura no ano letivo de 2017/2018 está a implementar um novo Sistema de Gestão Académico (FENIX), de forma a não criar contrangimentos futuros, existe a necessidade de proceder às seguintes alterações ao calendário de inscrições:

2º Passo

Algoritmo de colocação nas turmas(U.C.s  Obrigatórias do próprio ano).

1º Semestre

7 de setembro2017

A colocação tem em atenção a ordem depreferência do aluno, descritas no 1º Passo.

(O resultado da colocação por algoritmo será disponibilizado através do NetPA, no histórico de cada aluno. Em caso de turma única o algoritmo não é aplicável).

3º Passo

Escolha das Unidades Curriculares (Atrasadas/Adiantadas)

1º /2º Semestre

(09:30h) a 10 desetembro 2017 (Até às 23.59h)

1º, 2º, 3º Ciclo e Estudos Avançados

- Escolha das Turmas Disponíveis (Atrasadas/Adiantadas)

1º Semestre

3º Passo(Formulário eletrónico)

Escolha das Unidades CurricularesOptativas (Por Ordem de Preferência, Data/Hora)

1º Semestre

(09:30h) a 10 desetembro 2017 (Atéàs 23.59h)

2º, 3º Ciclo

 

 

O acesso ao sistema exige que seja criada e validada uma conta Campus (informação em clique aqui), uma vez que esta é a única forma de acesso ao mesmo e, consequentemente, aos procedimentos normais de inscrições no ano letivo.

Assim, para procederem à vossa inscrição online a partir de dia 29/08/2017 às 10 horas, terão que proceder ao pagamento de dois itens com referências multibanco distintas:

    Despesas Administrativas + Seguro Escolar
    1.ª Prestação de Propinas


Relativamente à escolha das unidades curriculares optativas, o processo irá decorrer fora do sistema em link a disponibilizar brevemente, seguindo as regras do ano transato.

Em breve estará disponível no site da FA o acesso direto ao FÉNIX. Entretanto, o acesso pode ser feito a partir de:  https://fenix.fa.ulisboa.pt

Salvaguardamos que o sistema ainda se encontra em processo de otimização pelo que, se detetar alguma anomalia em termos de pagamentos, deverá reportar preferencialmente via ticket para a respetiva secretaria em: http://graduacao.fa.ulisboa.pt/hesk/ OU http://posgraduacao.fa.ulisboa.pt/hesk/

A Faculdade de Arquitetura informa que ainda se encontra em processo de transição de sistema académico e, por isso, está também a desenvolver todos os esforços no sentido de minimizar o impacto na comunidade académica.

 

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Escolha de optativas 1º ano, 1ª vez - 1º semestre 2017/2018


Os alunos devem fazer a sua escolha de optativas em atraso ou extracurriculares, através de formulário electrónico.

 

Notícia publicada em 12-09-2017

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