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A Secretaria de Pós-graduação encontra-se no Edifício 5, gabinete 5.0.7.

Mapa da FA-ULisboa da FA-ULisboa

A Secretaria dispõe de contacto telefónico direto 213615818. Dispõe ainda do sistema de pedidos on-line – "ticket" – para contacto por escrito (menu "pedidos").

O horário de atendimento ao público é:

2ª e 4ª – 09h30 – 12h30

3ª e 5ª – 13h30 – 16h30

6ª – 09h30 – 12h30 | 13h30 – 16h30

Poderá submeter um “ticket” através do menu “pedidos” no portal da Secretaria de Pós-graduação. Com a maior brevidade possível, receberá a resposta às suas questões/solicitações.

Todas as informações relativas aos Cursos da Faculdade de Arquitetura, poderão ser encontradas em www.fa.ulisboa.pt, onde será redirecionado(a) para o portal específico, tendo em conta o tipo de regulamento.

Deixamos de seguida alguns dos links de acesso direto aos respetivos portais, onde poderá ser consultada toda a informação legal relacionada com os cursos da FA-ULisboa:

- CONSELHO PEDAGÓGICO (Calendário académico, horários, Regulamentos de Avaliações, outros tipos de legislação pedagógica) - http://pedagogico.fa.ulisboa.pt/

- SECRETARIA DE PÓS-GRADUAÇÃO (Planos de Estudo, regulamentos, formulários, outros tipos de informação relacionada com os Doutoramentos) - http://posgraduacao.fa.ulisboa.pt/

- CENTRO DE FORMAÇÃO CONTINUA PÓS-GRADUADA (Oferta de cursos não conducentes a grau, candidaturas a este tipo de cursos, regulamento do centro, etc.) - http://cfc.fa.ulisboa.pt/

SECRETARIA DE GRADUAÇÃO (Planos de Estudo, regulamentos, formulários, outros tipos de informação relacionada com Licenciatura, Mestrado e Mestrado Integrado) - http://graduacao.fa.ulisboa.pt/

SECRETARIA DE MOBILIDADES (Informações relativas a mobilidade de estudantes do ensino superior) - http://mobilidades.fa.ulisboa.pt/

Que condições devo reunir para me poder candidatar aos cursos de Doutoramento FA-ULisboa?

De acordo com o número Artigo 6º do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes ao Grau de Doutor:

1 - Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor:

a) Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal;

b) Os titulares do grau de licenciado detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico;

c) A título excecional, os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico.


Quando posso efectuar a candidatura?

Normalmente existem 3 fases de candidaturas aos Cursos de Doutoramento em fevereiro, abril e julho de cada ano. No menu “candidaturas” do portal da Secretaria, poderão ser encontradas as informações relativas às candidaturas a decorrer ou às próximas fases.


Quando são comunicados os resultados?

Os resultados são comunicados até ao final do mês seguinte à fase de candidaturas.


Por que via serei notificado(a) da aceitação/não aceitação ao Curso de Doutoramento?

Será notificado(a) através do email indicado no processo de candidatura.


Quais os documentos que devo entregar para proceder à candidatura aos Cursos de Doutoramento?

Deverá proceder à entrega da seguinte documentação, de acordo com o Artigo 7º do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Doutor:

a) Ficha de candidatura da qual deve constar o ramo do conhecimento e a especialidade, caso o doutoramento a preveja, em que se insere o doutoramento;

b) Curriculum vitae do candidato;

c) Portfólio, quando exigido pela Comissão Científica do respetivo curso;

d) Cópia do documento de identificação;

e) Cópia da certidão comprovativa do(s) grau(s) académico(s) com as respetivas classificações finais e instituições de ensino em que foram obtidas;

f) Carta de motivação;

g) Outros documentos que o candidato considere pertinentes para a avaliação da respetiva candidatura, nomeadamente proposta de investigação, publicações, resultados de investigação realizada e cartas de recomendação;

h) Comprovativo de pagamento do emolumento devido.


A candidatura tem algum custo?

A candidatura tem um custo associado que se encontra de acordo com a Tabela de Emolumentos em vigor, disponível no portal da Divisão Académica ou através da publicação do Despacho n.º 4030/2015 de 22 de abril em Diário da República, 2ª série, n.º 78.  


No caso de não ser admitido ao curso a que me candidato, posso reaver o valor da candidatura?

A taxa de candidatura não é reembolsável, independentemente do resultado.


Depois de formalizada a candidatura on-line, como devo proceder?

Formalizada a candidatura on-line o próximo passo é proceder ao pagamento da taxa de candidatura. Após efetuar o pagamento, deverá proceder ao envio do comprovativo para o email candidaturas@fa.ulisboa.pt;

Deverá ainda proceder ao envio de toda a documentação de suporte à candidatura, em papel, através de correio ou entregar presencialmente no serviço de expediente da FA-ULisboa até ao final da 1º semana após o término do período de candidaturas.


Não consigo efetuar o pagamento através de referência bancária. Tenho outras alternativas?

No caso de não possuir conta bancária portuguesa, não conseguirá proceder ao pagamento através da referência multibanco fornecida no final do processo de candidatura.

Neste caso, restam três opções:

- Pagamento presencial junto da Tesouraria da FA-ULisboa;

- Pagamento por “vale postal” através de um posto de correios;

- Pagamento por “cheque internacional”, através de agência bancária.

No caso de necessitar de efetuar pagamento por “vale postal” ou “cheque internacional”, deverá solicitar os dados necessários para pagamento através do email candidaturas@fa.ulisboa.pt;


Se faltar algum documento ou não cumprir algum dos passos do processo de candidatura, o que acontece?

Esta Secretaria tentará, sempre que possível, alertar no caso de a candidatura não estar concluída. Ainda assim, o não cumprimento de todos os passos poderá levar à exclusão da candidatura por esta não ser considerada concluída.


Quem avalia as candidaturas?

As candidaturas são avaliadas por um Júri nomeado pelo Conselho Científica do FA-Ulisboa.


Quais são os critérios usados na avaliação das candidaturas?

Os critérios de seriação e seleção dos candidatos resultam do processo de candidatura e da realização de uma entrevista individual, que poderá ser dispensada por decisão da Comissão Científica do respetivo curso de doutoramento, considerando os seguintes parâmetros:

a) Curriculum vitae - 50%

b) Carta de motivação e entrevista - 50%

A avaliação do curriculum vitae tem em conta os seguintes parâmetros:

a) Experiência académica e profissional e portfólio - 20%

b) Participação em projetos de investigação - 10%

c) Prémios e distinções - 5%

d) Bolsas de investigação - 5%

e) Publicações - 10%