doutoramento-urbanismo-site-1

Clique aqui para a brochura versão impressa

Clique aqui para a versão no Diário da República

Índice

1 Faculdade de Arquitectura
2 Doutoramento em Urbanismo FA+UD
3 Horário Letivo
4 Condições de Acesso
5 Candidatura
6 Calendarização
7 Aulas
8 Tutor / Orientador
9 Financiamento
10 Propinas
11 Suspensão
12 Objetivos do Curso
13 Idioma das Aulas
14 Coordenação do 3º Ciclo de Estudos
15 Comissão Científica do CDU
16 CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design
17 Recursos Materias
18 Programas de Mobilidade
19 Plano de Estudos
20 Estrutura Curricular
21 Corpo Docente do Curso de Doutoramento em Urbanismo
22 Testemunhos de Alunos

1 Faculdade de Arquitectura

A Faculdade de Arquitectura (FA) oferece cursos conducentes a grau ao nível da Licenciatura, Mestrado e Doutoramento nas áreas da Arquitetura, Urbanismo e Design. Oferece ainda cursos não conducentes a grau que facultam uma formação complementar a profissionais que pretendem adquirir conhecimentos mais aprofundados.
Esta ampla oferta de formação faz da FA a maior e mais diversificada escola do país nas suas áreas, com cerca de 3 mil alunos. É também a escola com maior número de alunos estrangeiros provenientes da Europa, mas tambémdoutoramento-urbanismo-site-3 de países de outros continentes com os quais a FA possui acordos de intercâmbio. É ainda a escola mais antiga, com raízes que remontam ao século XVI.
A sua principal caraterística é a formação através do Projeto no 1º e no 2º ciclo, onde os conhecimentos adquiridos em todas as disciplinas são aplicados na conceção de objetos que podem ir desde a escala da mão à escala do território. Apesar deste enquadramento, é objetivo da FA formar um leque mais alargado de profissionais, como consultores, investigadores e quadros públicos, em áreas ligadas ao ambiente construído, à cultura e à indústria. Será certamente pela articulação destes objetivos que mais de 95% dos seus graduados obtêm colocação um ano após terminarem o curso.
Atualmente, a FA está apostada em formar profissionais capazes de trabalhar com a sociedade portuguesa, contribuindo para aumentar o seu potencial de inovação, competitividade e exportação. Por este motivo, favorece-se o desenvolvimento de projetos finais e de dissertações científicas em colaboração com entidades públicas e privadas, fomentando o empreendedorismo e criando oportunidades futuras para os alunos.
A formação no 3º ciclo é dirigida à investigação avançada nas três áreas científicas da FA, sendo enquadrada pelo CIAUD, o centro de investigação classificado de Excelente pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Neste quadro, foi recentemente criado um centro de prestação de serviços, um gabinete de transferência de tecnologia e uma incubadora de empresas.
Como escola moderna, que tenta combinar tradição e inovação, a FA é uma instituição de referência na formação profissional de arquitetos, urbanistas e designers, assim como na produção de investigação especializada e interdisciplinar socialmente reconhecida.

Voltar ao Índice

2 Doutoramento em Urbanismo FA+UD

O Doutoramento em Urbanismo foi criado em Portugal no seio da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, tendo a primeira tese sido defendida em 1990. O Curso de Doutoramento em Urbanismo resulta da adequação do antigo grau ao processo de Bolonha e continua a ser o único Doutoramento em Urbanismo oferecido pelas universidades públicas portuguesas.

O Curso organiza-se a partir de linhas de investigação e segundo quatro temáticas principais:
1) morfologia e projeto urbano,
2) planeamento urbano e territorial,
3) ambiente e paisagem,
4) políticas urbanas.
Pela sua natureza transdisciplinar e na relação com o Centro de Investigação (CIAUD), estas linhas enquadram estudantes, investigadores e professores em projetos de investigação financiados e direcionados para as necessidades do mercado profissional, da administração pública e da sociedade atual.

Voltar ao Índice

3 Horário Letivo

DURAÇÃO OFICIAL
Anos: 3 (até ao máximo de 5 anos)
Semestres: 6 (até ao máximo de 10 semestres)doutoramento-urbanismo-site-5
Semanas de aulas p/ano: 14+14*
Créditos ECTS: 180

* 14 semanas de aulas, mais período de avaliação. As avaliações ocorrem em época normal no final de cada semestre e época de recurso ou melhoria no final do ano letivo.

Voltar ao Índice

4 Condições de Acesso

Segundo o artigo 30º, do Decreto-Lei 74/2006, publicado em Diário da República nº 60 de 24 de março de 2006, podem candidatar-se ao Doutoramento os titulares do grau de mestre ou equivalente legal, titulares do grau de Licenciado com a nota mínima para o ingresso equivalente a 14 (catorze) valores, ou os detentores de um currículo escolar, científico e profissional que ateste a capacidade de realização do ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor. Os candidatos só serão admitidos após um processo de seleção rigoroso.

Voltar ao Índice

5 Candidatura

Os Cursos de Doutoramento da FA deverão realizar a sua candidatura dentro das datas estipuladas para o efeito. Este processo é formalizado através do preenchimento do formulário de inscrição próprio e disponível no site da FA e da entrega dos seguintes documentos:
• Curriculum Vitae — Profissional/ Académico
• Cópia do Certificado de Habilitações
• Carta de Motivação explicitando o tema de interesse para desenvolvimento da tese
• Cópia do C.C./ BI e Cópia do NIF/ CPF.

Caso seja pertinente poderão ainda ser anexados outros documentos como a síntese da Proposta de Investigação e o Portefólio. Os documentos são entregues na Secretaria de Pós-Graduação após pagamento da taxa de inscrição no valor de 60 Euros (sessenta Euros) na Tesouraria da FA.

A candidatura poderá ser submetida:
1) via email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
2) presencialmente junto da Secretaria de Pós-Graduação: 3º Ciclo e Formação Contínua
3) ou por correio registado a ser enviado ao cuidado da referida Secretaria, expedido dentro da data limite.

Após a realização da entrevista e da apreciação das candidaturas pela Comissão Científica do Curso de Doutoramento em Design, os candidatos serão notificados por escrito da decisão por parte desta Comissão Científica.

Voltar ao Índice

6 Calendarização

Candidaturas • 

1ª Fase (meados de abril a meados de maio / 2ª Fase (inícios de junho a inícios de julho). Existem vantagens na submissão da candidatura na 1ª Fase nomeadamente a possibilidade de candidatura à Bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT.
Excecionalmente poderá haver uma 3ª Fase de candidatura na primeira semana de setembro (a confirmar).

Entrevistas e seleção de candidatos • nas duas semanas seguintes ao término do prazo das candidaturas. Divulgação dos resultados da seleção: 1ª Fase (finais de maio) / 2ª Fase (finais de julho) Inscrições • na 1ª semana de setembro paraos alunos do 1º Ano / 2ª semana de setembro para os alunos dos demais anos.

Abertura e início do Curso • Sexta-feira da 3ª semana de setembro.

Fim do 1.º Ano Curricular • Finais de maio com realização das avaliações durante os meses de junho e julho.

Voltar ao Índice

7 Aulas

As aulas decorrerão às sextas-feiras, nos períodos entre 8h-22h, e eventualmente aos sábados no período da manhã.

Voltar ao Índice

8 Tutor / Orientador

Os candidatos podem indicar um Tutor quando se candidatam ao programa doutoral ou podem optar por ter um Tutor indicado pela Comissão Científica do Curso. Para formalizarem a aprovação do Projeto de Tese, os alunos terão que ter já definido o Orientador Científico.
O Orientador Científico (que pode ser o Tutor ou não), ou em alternativa o Co-Orientador, deve ser professor da FA, sendo que os demais membros da equipa de orientação podem pertencer a outra instituição de Ensino Superior nacional ou internacional.

Voltar ao Índice

9 Financiamento

Os candidatos têm possibilidade de concorrer à Bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia — FCT e a outras instituições de financiamento à investigação do Ensino Superior (Fundação Oriente, Fundação Calouste Gulbenkian e outras).

Voltar ao Índice

10 Propinas

O valor das propinas de Doutoramento é atualizado anualmente devendo o valor e forma de pagamento ser consultados no site da FA.
www.fa.ulisboa.pt  FA › Estudar ›   Propinas

Voltar ao Índice

11 Suspensão

O aluno pode pedir a suspensão do doutoramento por um período máximo de 1 ano em formulário próprio disponível no portal da FA.
www.fa.ulisboa.pt   FA > Cursos > Doutoramentos > CDA

Voltar ao Índicedoutoramento-urbanismo-site-6

12 Objetivos do Curso

O Curso de Doutoramento em Urbanismo tem como objetivo geral a formação no sentido de preparação para o desenvolvimento de investigação avançada individual, preferencialmente integrada em projetos avaliados e financiados, a criação de conhecimento, a sua transmissão e respetivo reconhecimento.
Nesse sentido, o plano de estudos organiza-se segundo os princípios de Bolonha, de modo a que no 1º ano os doutorandos adquiram conhecimentos e aptidões sobre (1) as metodologias de investigação próprias da disciplina, (2) as várias linhas de investigação a que o corpo docente do curso está ligado e que reverte a favor das Unidades Curriculares da área de investigação ou optativas; e (3) adquiram competências para construir um projeto de investigação individual, ponto de partida para a dissertação. No 1º ano, o cumprimentodos objetivos é aferido pelos trabalhos produzidos sobre os temas disciplinares desenvolvidos em cada Unidade Curricular, culminando na aprovação do Projeto de Tese, que permite ao doutorando registar o tema e realizar o trabalho individual de investigação.
Os 2º e 3º anos destinam-se especificamente ao desenvolvimento e operacionalização da investigação, culminando com a apresentação da dissertação. A sua evolução é aferida pela avaliação de relatórios semestrais e seminários de progresso dos trabalhos.

Voltar ao Índice

13 Idioma das Aulas

As aulas são lecionadas em português, sendo habitual a presença em conferências, seminários ou módulos temáticos de docentes e investigadores de universidades estrangeiras, caso em que serão utilizadas outros idiomas como o inglês ou o espanhol.

Voltar ao Índice

14 Coordenação do 3º Ciclo de Estudos

Doutor João Sousa Morais (Coordenador)
Doutor Fernando Moreira da Silva
Doutor Carlos Dias Coelho

 

Voltar ao Índice

15 Comissão Científica do CDU

Doutor Carlos Dias Coelho (Coordenador)
Doutor José Pinto Duarte
Doutor Leonel Fadigas
Doutor Maria Calado
Doutor Pedro George

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Voltar ao Índice

16 CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design

A Faculdade de Arquitectura tem um Centro de Investigação acreditado, o CIAUD — Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design, constituído em Maio 2006 e avaliado em 2008 pela FCT com a classificação de Excelente. O CIAUD tem por objetivos principais:
a) promover a investigação, o conhecimento e a inovação nos domínios da arquitetura, do urbanismo e do design, numa perspetiva multidisciplinar;
b) produzir, disseminar e transferir conhecimentos e tecnologias através de investigação científica fundamental e aplicada;
c) apoiar a publicação em edições de carácter científico dos seus membros;
d) apoiar o desenvolvimento científico dos diversos cursos e níveis de formação ministrados na FA;
e) reforçar a participação da FA em programas de investigação e desenvolvimento. Os investigadores do CIAUD têm a categoria de membros efetivos e de colaboradores. Em Novembro de 2012, havia 87 membros efetivos e 172 colaboradores.

Voltar ao Índicedoutoramento-urbanismo-site-9

17 Recursos Materias

A FA disponibiliza aos seus alunos um conjunto amplo de espaços de suporte à vida académica nas suas diversas etapas e que incluem: a Biblioteca, o Centro de Audiovisuais, a Reprografia, o atelier 24 horas (espaço para os alunos desenvolverem os seus trabalhos), o Centro Editorial, o Centro Multimédia, o Centro de Cartografia, o Centro de Informática, o Atelier da Moda, o Laboratório da Cor; o Laboratório de Digitalização 3D, o Laboratório de Fotografia e Síntese, as Oficinas, o Centro de Prototipagem Rápida, o Gabinete da Propriedade Intelectual e Transferência de Conhecimento e a Incubadora da FA.

Voltar ao Índice

18 Programas de Mobilidade

A FA faculta aos seus alunos a possibilidade de integrarem estudos e investigação no estrangeiro. Estes podem ser feitos na Europa (Programa Erasmus), no Brasil (Bolsas Luso-Brasileiras Santander), noutros países da América Latina (Bolsas Ibero- Americanas Santander) e programa Smile, para o Japão através do programa AUSMIP, para os países da ex-União Soviética pelo programa TEMPO.

Voltar ao Índice

19 Plano de Estudos

A estrutura curricular do Curso de Doutoramento em Arquitetura integra:
1) Unidades Curriculares Obrigatórias, com estrutura comum aos três cursos de doutoramento, tais como Metodologias de Investigação, Seminário de Projeto de Tese e Laboratórios de Doutoramento I, II e III.
2) Unidades Curriculares da Área de Investigação, definidas anualmente de modo a abranger as grandes temáticas da disciplina,
3) Unidades Curriculares Optativas, escolhidas livremente pelo doutorando de entre as oferecidas pela área do curso ou outras.

 

1º ANO 1º SEMESTRE Créditos ECTS
Metodologias de Investigação* 10,0
Unidades Curriculares da Área de Investigação 20,0
1º ANO 2º SEMESTRE  
Seminário de Projeto de Tese 10,0
Unidades Currriculares da Área de Investigação 10,0
Unidades Curriculares Optativas 10,0
2º ANO 1º SEMESTRE  
Laboratório de Doutoramento I 30,0
2º ANO 2º SEMESTRE  
Laboratório de Doutoramento II 30,0
3º ANO 1º SEMESTRE  
Laboratório de Doutoramento III 30,0
3º ANO 2º SEMESTRE  
Dissertação 30,0

*Unidade curricular obrigatória e comum aos Doutoramentos em Arquitetura, em Urbanismo e em Design

Voltar ao Índice

20 Estrutura Curricular

(1) UNIDADES CURRICULARES OBRIGATÓRIAS
METODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃO

A unidade curricular tem como objetivo principal desenvolver competências de investigação, familiarizando os doutorandos com o processo de criação de conhecimento, nomeadamente através da interação entre teoria e a sua operacionalização. Para tal, os doutorandos deverão aprender a manipular com facilidade as técnicas e os princípios metodológicos, nomeadamente pela recolha e tratamento de informação, pela elaboração de relatórios científicos, permitindo eleger o processo de investigação mais apropriado e fiável ao seu projeto individual.

SEMINÁRIO DE PROJETO DE TESE

A unidade curricular tem por objetivos aprofundar e fundamentar o enquadramento da investigação científica no campo da teoria do conhecimento e da filosofia da ciência, estabelecendo as mediações com o trabalho concreto de cada doutorando, bem como desenvolver os trabalhos conducentes à concretização do Projeto de Tese, avaliado perante júri. A passagem para 2º Ano implica a aprovação do Projeto de Tese.

LABORATÓRIOS I, II E III

As unidades curriculares destinam-se a desenvolver a investigação, após a aprovação do projeto de tese. Têm por objetivo principal a aquisição de competências de escrita de resumos, artigos, capítulos,de apresentação oral de conteúdos científicos e de discussão e argumentação científica, estruturando e desenvolvendo partes integrantes da tese, apresentados e discutidos em seminários, em conjunto com o Relatório de Progresso.

DISSERTAÇÃO

Esta Unidade Curricular destina-se a acompanhar tutorialmente os alunos no processo final das dissertações, finalizando com a sua entrega e defesa em provas públicas. É realizada na estreita relação entre doutorando e o(s) orientador(es) no sentido de cumprir o avanço no conhecimento programado no projeto de tese, sendo avaliada pelo júri de doutoramento, segundo as regras dispostas na lei e regulamentos da FA.

(2) UNIDADES CURRICULARES DA ÁRERA DE INVESTIGAÇÃO

As unidades curriculares de área de investigação têm como objetivo a transmissão de conhecimentos temáticos especializados no domínio do Urbanismo, desenvolvidos com ligação a projetos de investigação viva, proporcionando uma abordagem diversificada aos grandes temas da atualidade.

A oferta de Unidades Curriculares da Área de Investigação é diferenciada em cada ano, assegurando flexibilidade e atualidade dos temas e conteúdos curriculares, podendo incluir:
• Cultura Urbana
• Formas de Intervenção Urbana
• Áreas Metropolitanas. Desenvolvimento e crise.

CULTURA URBANA

A unidade curricular incide sobre a cidade como produto cultural e tem por objetivo aprofundar e atualizar conhecimentos e fornecer metodologias e instrumentos de trabalho adequados à investigação e produção de conhecimento na área do urbanismo. Aborda a cidade como artefacto Cultural, ligando o fenómeno da civilização à criação de cidades.

FORMAS DE INTERVENÇÃO URBANA

A unidade curricular procura refletir sobre as formas de intervenção urbana e territorial, identificando constantes e especificidades em diferentes realidades temporais e espaciais, revendo os principais momentos de formação e transformação da cidade ocidental e apoiando-se em casos de estudo.

ÁREAS METROPOLITANAS. DESENVOLVIMENTO E CRISE

A unidade curricular procura refletir sobre as grandes questões que hoje se colocam às áreas metropolitanas a partir da sua definição, caraterização e diagnósticos setoriais com consequências na sua organização espacial, equacionando aproximações prospetivas.

 

(3) UNIDADES CURRICULARES OPTATIVAS

As Unidades Curriculares Optativas são escolhidas livremente pelo doutorando de entre as oferecidas pela área do Urbanismo, pelas áreas de Arquitetura e Design, ou mesmo por outra Escola da Universidade ou de outra instituição ao abrigo de protocolo celebrado com a FA.

A oferta de Unidades Curriculares Optativas é também diferenciada em cada ano, assegurando flexibilidade e atualidade dos temas e conteúdos curriculares, podendo incluir:
• Gramáticas da Forma
• História e Crítica da Modernidade
• Políticas Urbanas
• Projeto e Urbanismo Paramétrico
• Sintaxe Espacial
• Sustentabilidade Urbana
• Urbanismo Contemporâneo

Obs.: O programa de cada Unidade Curricular está disponível no portal da FA.

GRAMÁTICAS DA FORMA

Doutor Luís Romão
Doutor José Pinto Duarte

HISTÓRIA CRÍTICA DA MODERNIDADE

Doutora Maria Calado
Doutor Michel Toussaint

POLÍTICAS URBANAS

Doutor João Cabral

PROJETO E URBANISMO PARAMÉTRICO

Doutor José Nuno Beirão
Doutor José Pinto Duarte

SINTAXE ESPACIAL

Doutor Francisco Serdoura
Doutor Victor Ferreira

SUSTENTABILIDADE URBANA

Doutor Carlos Alho

 

Voltar ao Índice

21 Corpo Docente do Curso de Doutoramento em Urbanismo

Professores visitantes:
Doutor Joaquin Sabaté (Universitat Politècnica de Catalunya)
Doutor Han Meyer (Technical University Delft)
Doutor Stephen Marshall (Bartlett, University College of London)

Professores da FA:

Doutor José Pinto Duarte
Doutor Manuel Teixeira
Doutora Maria Clara Mendes
Doutor Carlos Dias Coelho
Doutor Fernando Caria
Doutor Fernando Moreira da Silva
Doutor João Cabral
Doutor Leonel Fadigas
Doutora Maria Calado
Doutor Pedro George
Doutor João Pedro Costa
Doutor Carlos Alho
Doutor Carlos Ferreira
Doutora Cristina Cavaco
Doutora Cristina Delgado Henriques
Doutor David Vale
Doutora Elisabete Freire
Doutor Francisco Serdoura
Doutor João Carvalho
Doutor João Rafael Santos
Doutor José Beirão
Doutor Luís Romão
Doutora Manuela Fonte
Doutora Maria Manuela Mendes
Doutora Teresa Sá

Voltar ao Índice

22 Testemunhos de Alunosdoutoramento-urbanismo-site-11

"Afinal fazer um doutoramento em Urbanismo na FA, quando se tem mais de 20 anos de prática profissional na área, serve para quê? Sem dúvida que para sistematizar conceitos, aprender a investigar, alargar horizontes de conhecimento — e ter motivos para ficar em casa a ler — e depois tentar devolver à comunidade algo do muito que já recebemos. É claramente um salto na carreira e na vida. Abre portas e pessoas, a começar por nós."
Jorge Cancela / 3º Ano CDU

"O desejo de atualização de conhecimentos estava nos meus planos há muito tempo. Voltar a assistir e participar em aulas ajudou a impulsionar o tema de investigação previamente elaborado, e trouxe novas contribuições para o estudo proposto, aliado à proximidade dos três ramos científicos — da Arquitetura, do Urbanismo e do Design. Este foi mesmo um dos principais motivos na escolha do Curso de Doutoramento em Urbanismo da FA: a interdisciplinaridade de áreas, que se mostrou uma mais-valia na solução de questões essenciais da minha investigação, em desenvolvimento."
Carolina Martins Leite / 2º Ano CDU

"Iniciar o Curso de Doutoramento em Urbanismo na Faculdade de Arquitectura de Lisboa vem na sequência lógica da minha participação num projeto de investigação científica e com a vontade de amadurecer e explorar temas já trabalhados noutras etapas da minha formação. A escolha da Faculdade de Arquitectura de Lisboa enquadra-se na possibilidade de contacto com alguns dos melhores especialistas nacionais na área do urbanismo mas também devido aos inúmeros contactos e intercâmbios internacionais que a FA proporciona."
João Leite / 3º Ano CDU

"Iniciei o Curso de Doutoramento em Urbanismo da Faculdade de Arquitectura de Lisboa no ano letivo de 2009/2010. Desde então o curso permitiu-me contactar com uma seleção abrangente de temáticas, atividades e com colegas de diferentes áreas, que contribuíram para construção de um sólido percurso de investigação e para uma experiência académica muito positiva."
Inês Moreira / 4º Ano CDU

Voltar ao Índice