Doutoramento em Design

Plano de Estudo 2013

 

1º Ano - 1º Semestre
Código Unidade Curricular Área Científica HCT ECTS Resumo Ficha
  Metodologias de Investigação A, U, D, CST 280 10 Link pdf icon 
  Crítica do Objeto HTAUD 420 15 Link pdf icon 
  Práticas Profissionais D 140 5 Link pdf icon 
1º Ano - 2º Semestre
Código Unidade Curricular Área Científica HCT ECTS Resumo Ficha
  Projeto de Design D, TAUD 280 10 Link pdf icon 
  Unidades Curriculares Optativas A, U, D, CST, TAUD, HTAUD, DCV 280 10 Link 
  Seminário de Projeto de tese D 280 10 Link pdf icon 
2º Ano - 1º Semestre
Código Unidade Curricular Área Científica HCT ECTS Resumo Ficha
  Laboratório I D 840 30 Link  pdf icon 
2º Ano - 2º Semestre
Código Unidade Curricular Área Científica HCT ECTS Resumo Ficha
  Laboratório II D 840 30 Link pdf icon 
3º Ano - 1º Semestre
Código Unidade Curricular Área Científica HCT ECTS Resumo Ficha
  Laboratório III D 840 30 Link pdf icon 
3º Ano - 2º Semestre
Código Unidade Curricular Área Científica HCT ECTS Resumo Ficha
  Dissertação D 840 30 Link  pdf icon 

       

 

Legenda:            
  Hora Contacto Total HCT        
  Sistema Europeu de Acumulação e Transferência de Créditos ECTS        
  Arquitetura A        
  Urbanismo U        
  Design D        
  Desenho e Comunicação Visual DCV        
  Tecnologias da Arquitetura, Urbanismo e Design TAUD        
  Ciências Sociais e do Território CST        
  História e Teoria da Arquitetura, Urbanismo e Design HTAUD        

 

 

Unidades curriculares obrigatórias

Metodologias de Investigação

Doutor Fernando Moreira da Silva
Doutor Fernando Caria

A presente unidade curricular tem como objetivo principal desenvolver competências de investigação nos doutorandos, familiarizando-os com o processo de investigação académica, nomeadamente através da interação entre teoria e investigação. Para tal, os doutorandos deverão aprender a manipular com facilidade as técnicas e os princípios metodológicos,doutoramento-design-site new-7 pelo que se pretende levá-los a conhecer as técnicas de inquérito e do tratamento da informação, bem como o modo de elaborar relatórios científicos; e ainda os principais métodos de investigação, qualitativos e quantitativos, intervencionistas ou não intervencionistas, de modo a que possam vir a eleger a metodologia de investigação mais apropriada e fiável ao seu próprio projeto.

Ficha da Disciplina pdf icon

 

Voltar ao plano de estudo

Crítica do Objeto  

Doutor José Gorjão Jorge
Doutora Maria Calado
Doutora Rita Almendra

Esta unidade curricular de natureza teórico-prática está estruturada em três módulos correspondentes a grandes unidades temáticas; tem uma coordenação geral e docentes responsáveis por cada um dos módulos, nos quais participam também outros docentes, investigadores e especialistas. Como corpos temáticos estruturantes elegem-se: 1) Criticismo, Design, Cultura e Investigação 2) Teoria do Objeto: O objeto formalizado (Vida e morte dos objetos) e Consumos Expressivos (as relações entre pessoas e objetos).

Ficha da Disciplina pdf icon

 

 

Voltar ao plano de estudo

Práticas Profissionais 

Doutor João Paulo Martins
Doutora Leonor Ferrão

Esta Unidade curricular procura promover o exercício da investigação pura, na complementaridade entre os domínios da teoria, da história e da crítica, das ciências, das técnicas e das artes, enquanto crítica do contexto, por um lado, e de estímulo projetual, por outro. Assim busca desenvolver capacidades de investigação e pesquisa teórica autónoma, sem perder de vista a sua relação com os domínios práticos do design (prática de projeto). Visa ainda a aquisição de competências avançadas de problematização e de crítica aprofundadas e especializadas e o desenvolvimento de competências de expressão oral e escrita. É um espaço de reflexão sobre a intervenção do designer face à complexidade dos quadros de referência que caracterizam as sociedades contemporâneas procurando redefinir a noção de contexto enquanto categoria operativa, no atual quadro de produção, difusão e consumo de objetos, imagens, mensagens, à escala global e em interconexão generalizada e acelerada.

Ficha da Disciplina pdf icon

 

Voltar ao plano de estudo

Projeto de Design 

Doutor José Afonso
Doutora Maria Dulce Loução

A disciplina de Projeto de Design, propõe-se desenvolver um conjunto de questões de natureza projetual que visem o esclarecimento sobre a Disciplina de Design, na sua vertente operativa de procura de uma solução ética e estética, a um problema equacionado com suporte a uma metodologia própria, relacionado com os tópicos de investigação de cada aluno.

Ficha da Disciplina pdf icon

 

Voltar ao plano de estudo

Seminário de Projeto de tese

Doutora Ana Guerreiro
Doutor Carlos Figueiredo
Doutor Fernando Moreira da Silva
Doutora Maria João Durão

A unidade curricular tem por objetivos aprofundar e fundamentar o enquadramento da investigação científica no campo da teoria do conhecimento e da filosofia da ciência, estabelecendo as mediações com o trabalho concreto de cada doutorando, bem como desenvolver os trabalhos conducentes à concretização do Projeto de Tese, avaliado perante júri. A passagem para 2º Ano requer a aprovação do Projeto de Tese.

Ficha da Disciplina pdf icon

 

Voltar ao plano de estudo

Laboratórios I, II E III

Doutora Ana Margarida Fragoso
Doutor Fernando Moreira da Silva
Doutor José Afonso
Doutora Leonor Ferrão
Doutora Manuela Cristina Figueiredo
Doutora Maria Alexandra Ai Quintas
Doutora Rita Almendra
Doutora Susana Oliveira

As unidades curriculares destinam-se a desenvolver a investigação, após a aprovação do projeto de tese. Têm por objetivo principal a aquisição de competências de escrita de resumos, artigos, capítulos,de apresentação oral de conteúdos científicos e de discussão e argumentação científica, estruturando e desenvolvendo partes integrantes da tese, apresentados e discutidos em seminários, em conjunto com o Relatório de Progresso.

Ficha da Laboratótio I pdf icon

Ficha da Laboratótio II pdf icon

Ficha da Laboratótio III pdf icon

 

Voltar ao plano de estudo

Dissertação

Esta Unidade Curricular destina-se a acompanhar tutorialmente os alunos no processo final das dissertações, finalizando com a sua entrega e defesa em provas públicas. É realizada na estreita relação entre doutorando e o(s) orientador(es) no sentido de cumprir o avanço no conhecimento programado no projeto de tese, sendo avaliada pelo júri de doutoramento, segundo as regras dispostas na lei e regulamentos da FA.

Ficha da Disciplina pdf icon

 

Voltar ao plano de estudo

Unidades curriculares optativas

Formas da Cultura Visual da Modernidade (cancelada)

Doutora Ana Margarida Fragoso

Nesta unidade curricular proceder-se-á a uma análise e interpretação das Formas da Cultura Visual da Modernidade, detetando os fatores de estabilidade e continuidade, e os momentos e os agentes das mudanças e ruturas de um complexo cultural em permanente mutação. No sentido de maior aprofundamento sobre a área do domínio visual na perspetiva do seu enquadramento cultural, será interpretada a evolução em Portugal da expressão visual gráfica, como sendo um dos veículos de entendimento para o fenómeno da modernidade, relacionando o desenvolvimento das técnicas, as formações e aptidões profissionais, as influências do estrangeiro e os enquadramentos cultural, social, político e económico.

Ficha da Disciplina pdf icon

 

Antropologia do Olhar

Doutora Maria João Durão

A disciplina visa problematizar e integrar um espectro largo de características do ser humano — anthropos — envolvido no ato de olhar. De um ponto de vista epistemológico, o entendimento transdisciplinar questiona o olhar, a perceção e representação visual, relacionando-os com as suas projeções criativas e integrando manifestações artísticas, científicas, tecnológicas e culturais correlacionadas com a prática e a investigação do Design.

Ficha da Disciplina pdf icon

 

Ergonomia do Design

Doutor Francisco Rebelo

Nesta disciplina o aluno será introduzido aos conceitos e potencialidades da Ergonomia no Design. Neste âmbito, conhecerá algumas metodologias da Ergonomia aplicadas no Design Centrado no Utilizador. O Design de Interação e o Design Inclusivo.

Ficha da Disciplina pdf icon

 

Multimédia e Comunicação

Doutor Carlos Figueiredo

As diferentes sintaxes de comunicação cinemática vieram enriquecer a linguagem cinematográfica, tornando-a mais complexa e potenciando a sua narrativa. Tornou-se também progressivamente mais visual, saindo reforçadas e ampliando os seus dispositivos de criação de enredo e criação de universos ficcionais, bem como a capacidade de induzir o espectador nestes e de o envolver com a própria ilusão narrada. Relacionados com o discurso Cinematográfico estão as estratégias e dispositivos narrativos e de representação da Fotografia, desde a sua origem, e mais tarde da animação desenhada, banda desenhada, música, animação 3D e “Stop Motion”, marketing e publicidade, design gráfico, videojogos, vindo a integrar as suas codificações comunicacionais com as cinematográficas.

Ficha da Disciplina pdf icon

 

Gestão e Marketing em Design

Doutor Carlos Oliveira Santos

Desenvolvimento de conhecimento e de competências, com partilha de investigação no campo de novas abordagens da articulação do design com a inovação, o marketing e a gestão. Trata-se de uma forma avançada para estudantes de doutoramento tendo em vista a aquisição de conhecimento, do ponto de vista dos respetivos conceitos, instrumentos e metodologias específicas, com base na mais atualizada investigação.

Ficha da Disciplina pdf icon

 

Optativas de outros Cursos de Doutoramento

 

 

Outras áreas científicas

Para além das Unidades Curriculares Optativas específicas oferecidas pela área científica do Design, os alunos poderão frequentar como optativa livre qualquer UC oferecida no âmbito dos Cursos de Doutoramento em Arquitetura e/ou em Urbanismo da FA ou de outras escolas nacionais ou estrangeiras, desde que devidamente aprovadas pelo orientador e pela Comissão Científica do Curso de Doutoramento em que se encontra inscrito. 

 

Voltar ao plano de estudo